Desafios que valem a pena
Quando se fala em tratamento ortodôntico, algumas pessoas pensam que é demorado, imprevisível, incômodo… O quanto tem de verdade nisso?
O resultado todo mundo quer – um sorriso perfeito e uma oclusão saudável. Mas, se você precisa fazer um tratamento ortodôntico para chegar lá, vai ser necessário que, por alguns meses, o seu sorriso fique “em obras”. E é desse período que muita gente tem medo.
No imaginário das pessoas, diz-se que o tratamento ortodôntico é incômodo, demorado, antiestético, cheio de restrições. Estamos falando da boca, uma região sensível, bastante aparente e ligada a muitas funções importantes. Vamos ver o que tem de verdade e mito em cada uma dessas crenças?
O tratamento sempre é demorado?
Os dentes se movimentam por um processo fisiológico que precisa de tempo para acontecer. O tempo total do tratamento depende da quantidade de movimento necessário e da resposta individual do paciente.
No início do tratamento, informo uma previsão baseada no planejamento. De uma forma geral, 80% dos casos podem ser resolvidos em um período entre 18 e 36 meses, ou seja, 1 ano e meio a três anos.
Com um diagnóstico, planejamento e execução adequados, e se o paciente fizer sua parte (falarei sobre isso noutro momento), dificilmente leva mais tempo que o previsto.
Quando a se fala em dois, três anos, parece bastante tempo, não é? Mas acredite, passa muito rápido. Pense onde você estava há dois anos. Parece que passou tanto tempo? Provavelmente não.
E não custa lembrar: você vai investir no máximo 2 a 3 anos da sua vida para ter um sorriso e uma oclusão perfeitos, que podem ser mantidos para o resto da vida com os devidos cuidados – é um investimento que vale a pena, não acha?
Doí? Incomoda?
É normal um certo desconforto, principalmente nos primeiros dias depois da ativação do aparelho, mas é em um nível totalmente tolerável para a maior parte das pessoas. Existem medidas para amenizá-lo, e a própria montagem e ativação do aparelho podem ser feitas de forma a minimizar o incômodo.
Os alinhadores costumam ser mais confortáveis, por não usarem peças volumosas, então, quando bem indicados, podem ser uma boa opção para pessoas que se consideram mais sensíveis.
E a estética?
A aparência do aparelho pode constranger algumas pessoas, principalmente quem já passou da adolescência. Para quem quer um aparelho menos visível, uma opção é usar bráquetes cerâmicos: existem versões dos convencionais e dos autoligados.
Os alinhadores são bem menos perceptíveis durante o uso. Eu não diria que são invisíveis, mas chamam bem menos a atenção do que o mais estético dos aparelhos fixos. Além disso, podem ser retirados quando desejado, garantindo que você não vai estar de aparelho naquela ocasião especial.
Vou precisar extrair dentes?
Nas últimas décadas, a indicação de extrações tem diminuído bastante, por razões como: novas tecnologias para obter espaço, mudanças nos padrões de beleza e maior individualização no plano de tratamento. Mas, em alguns casos, para conseguir os resultados desejados, as extrações são indispensáveis. Nessas situações, a ausência dos dentes é compensada pelo ganho de estética e função.
Caso seja proposto no seu plano de tratamento, não se preocupe: com a técnica adequada, a cirurgia é bastante tranquila, e não ficam espaços residuais depois do tratamento.
O investimento é muito alto?
O valor do tratamento depende principalmente do aparelho e técnica utilizados, pois os custos variam bastante de acordo com a tecnologia. Em caso de impossibilidade de investir nos aparelhos mais avançados, os convencionais podem atingir os mesmos objetivos, se bem conduzidos. Além disso, é possível parcelar o valor ao longo do tempo de tratamento. Sempre existe uma opção que está dentro das suas possibilidades financeiras.
Você tem algum outro receio em relação ao tratamento ortodôntico? Só enviar um email para contato@leticiasobreiro.com ou um WhatsApp para (48) 99990-1110. Vou ficar bem feliz em esclarecer sua dúvida!
Dúvidas, informações e agendamentos: mande uma mensagem no WhatsApp: (48) 99990-1110
Você já acompanha meus canais? Informações de saúde bucal e estética do sorriso, com leveza e linguagem clara. Prometo nunca mostrar nada assustador!