Posso fechar um espaço de extração com aparelho?
Quando o paciente tem uma perda dentária, uma dúvida comum é se é possível fechar o espaço movimentando os outros dentes, e assim não precisar de implante. Para saber se é viável, temos que analisar algumas condições.
Antes de tudo: se eu falar algum termo que você não entender, consulte no “Dicionário de Ortodontia” – aqui e aqui. Se a palavra ou expressão não estiver lá, me manda no contato@leticiasobreiro.com que eu traduzo para você.
Muitos dos pacientes que procuram tratamento ortodôntico, em algum momento das suas vidas, perderam um ou mais dentes, e faz parte do planejamento ortodôntico readequar a oclusão a esse contexto. E, quando começamos o tratamento, muitos pacientes perguntam: “Dra., dá para fechar o espaço com o aparelho, para eu não precisar de implante depois?”
A resposta é… Depende.
Primeiro ponto importante: de alguma forma, o espaço tem que ser fechado. Um dos requisitos para uma boa oclusão é não ter nenhum tipo de lacuna entre os dentes, e isso pode ser feito pela instalação de uma prótese, ou através da movimentação dos dentes vizinhos. Mas será que fechar o espaço com aparelho é uma opção para todos os casos? E o que precisamos considerar para decidir por essa opção?
1- A perda do dente é recente ou antiga?
Se a perda for recente, pode ser mais favorável fechar. Se for antiga, é possível que tenha-se criado um desvio: quando se perde um dente, os “vizinhos” se movimentam sem nenhum critério, o que pode levar os dentes a posições bem desfavoráveis. Nesses casos, o trabalho do ortodontista é devolver os dentes às suas posições originais e, com isso, o espaço reabre, em vez de fechar.
2- O espaço da extração ajuda no tratamento?
Em alguns casos, precisamos de espaço no arco para corrigir um problema de oclusão, e é por isso que às vezes pedimos que se façam extrações. Se houver uma necessidade de espaço e coincidir com o lado da perda, ótimo! O fechamento do espaço resolve dois problemas.
3- Fechar o espaço vai deixar algum dente sem participar da mordida?
Fechar o espaço de um dente perdido significa ter um dente a menos naquele lado, não é? Se isso deixar algum dente do arco antagonista sem mordida, ele vai ter que ser extraído, ou fazer um implante para apoiá-lo. Se vai precisar de um implante de qualquer forma, não vale o trabalho de fechar o espaço, concorda?
4- O tempo é um problema para o paciente?
Espaços grandes demoram bastante para fechar, pois a movimentação é um processo biológico de remodelação do osso. Fechar um espaço de extração pode acrescentar de um ano ou até mais no plano de tratamento original.
5 – E quanto ao custo?
Não necessariamente dispensar o implante é economia. Como o tempo de tratamento ortodôntico aumenta muito, o valor aumenta também. Muitas vezes, o movimento envolve uma mecânica complexa, que precisa de dispositivos que têm custo extra. Então, no final, pode não ter muita diferença de investimento entre uma opção e outra.
6- O objetivo do tratamento é só fechar o espaço da extração?
Quando o paciente vai fazer instalar o aparelho para corrigir outros problemas, dá para considerar fazer o fechamento, se estiver bem indicado pelos fatores que expliquei antes. Agora, se o paciente quer fazer o tratamento ortodôntico só para fechar o espaço da extração, pode não valer a pena, a não ser que exista uma contraindicação para o implante.
7- É possível fechar os espaços de extração com alinhadores (Invisalign e afins?)
Na teoria, é possível, mas na prática é inviável. Seria um tratamento muito longo e de resultados imprevisíveis. Melhor optar pelo aparelho fixo.
Conclusão:
Fechar o espaço de uma perda dentária com movimentação ortodôntica pode ser uma opção viável se:
– as condições particulares do caso forem favoráveis ao fechamento;
– o paciente tem alguma contraindicação ou resistência a fazer um implante;
– um tratamento mais demorado não for problema.
Instalar um implante ou prótese provavelmente é a melhor opção se:
– o fechamento cria a necessidade de um implante no arco oposto;
– o paciente faz questão de um tratamento rápido; –
o objetivo é economizar;
– o paciente quer instalar o aparelho só para fechar o espaço.
Muito importante: o ideal é tomar a decisão do que fazer com o espaço antes de começar, porque a montagem do aparelho e a mecânica inicial podem mudar de acordo com o movimento definido. Converse com seu ortodontista para definir a melhor opção para o seu caso.